TOP LOUVOR 2017

sábado, 29 de julho de 2017

João 10 - Somos deuses?


PERGUNTA - João 10.34 diz: "Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses?" - O que Jesus quis dizer em afirmar que nós somos deuses?

RESPOSTA - O texto citado por Jesus é Salmo 82. Vamos dar uma olhada no verso 6:
"Eu disse: Vós sois deuses, e filhos do Altíssimo, todos vós".

A palavra hebraica traduzida "deuses" é elohim. Ela geralmente se refere ao único Deus, mas também tem outros usos. A palavra elohim é traduzida como "juízes" em Êxodo 21.6 e 22.8, 9 e 28.

Lemos ainda em Salmo 82.1 onde diz: " Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses." Os próximos três versículos deixam bem claro que a palavra "deuses" refere-se a magistrados, juízes e outras pessoas que ocupam posições de autoridade e domínio.

Chamar um ser humano de "deus" indica três coisas:
1) ele tem autoridade sobre os outros seres humanos;
2) o poder que ele exerce como uma autoridade civil deve ser temido;
3) Ele obtém o seu poder e autoridade de Deus, o qual é retratado como julgando toda a terra no versículo 8.

Este uso da palavra “deuses” para se referir a humanos é rara, mas é encontrada em outro lugar no Antigo Testamento. Por exemplo, quando Deus enviou Moisés ao Faraó, Ele disse: "Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta" (Êxodo 7.1). Isto significa simplesmente que Moisés, como o mensageiro de Deus, estava comunicando as palavras de Deus e era, portanto, o representante de Deus para o rei.

O propósito de Salmo 82 é que juízes terrenos devem agir com imparcialidade e verdadeira justiça, porque esses juízes terão um dia que prestar contas com o Criador.
No texto de João, Jesus tinha acabado de clamar que era o Filho de Deus (João 10.25-30). Em retorno, os judeus incrédulos acusaram Jesus de blasfêmia, uma vez que Ele alegou ser Deus (versículo 33). Jesus então cita Salmo 82.6, lembrando os judeus de que a Lei refere-se a homens comuns - embora homens de autoridade e prestígio - como "deuses".

O objetivo de Jesus é este: você me acusam de blasfêmia por causa do meu uso do título "Filho de Deus"; mas sua própria Escritura utiliza esse mesmo termo para líderes em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

MISSÃO

NOSSA MISSÃO - Comunicar em uma linguagem simples e objetiva assuntos edificantes e úteis como Palavra de Deus, Direitos, Música, Estudos e muito mais. NOSSO TRABALHO - Entretenimento - Pesquisas (Top Louvor) - Mensagens e Estudos Bíblicos.